Com raízes no cooperativismo, a união de 16 famílias em 1931 deu origem à Aurora, hoje a maior e mais premiada vinícola do Brasil. A empresa é a história da imigração italiana no Rio Grande do Sul traduzida em vinhos! Formada hoje por mais de 1.100 famílias cooperadas, possui 3 unidades: a sede histórica no centro da cidade, uma planta fabril no Vale dos Vinhedos, além de vinhedos excepcionais em Pinto Bandeira. Nosso desafio neste projeto era gerar entendimento sobre como se conectar com perfis tão distintos de consumidores, considerando o portfólio diverso da Aurora (que conta com mais de 100 produtos em múltiplas faixas de preço). Além disso, precisávamos considerar as experiências nas diferentes unidades da empresa, visto que todas se dedicam ao enoturismo.
“Só se traça uma estratégia quando se tem dados, quando a empresa se propõe a ser data driven. Foi nos apresentado as personas e a divisão entre elas bem claras. A Aurora absorveu esse conhecimento e também pensa como seu cliente pensaria, seja na experiência, no produto, no que for que a Aurora tenha a oferecer.”
Rodrigo Valério
GERENTE DE MARKETING COOPERATIVA VINÍCOLA AURORA
Conduzimos um processo de pesquisa sobre o consumidor da marca visando entender o comportamento dele, a forma com que ele se relaciona com a cooperativa, o que ele percebe como valor e quais são as expectativas dele na hora de uma visita a uma das maiores vinícolas do país.
Os métodos para estas pesquisas foram entrevistas de profundidade com os consumidores e etnografia digital em todo território nacional, ficando em evidência as diferentes formas de relação do consumidor com a marca, variando com cada linha de produtos.
Mapeamos diversas personas e detectamos um contexto muito rico e explorador destes públicos, que nos apontou clareza para criar experiências imersivas e únicas:
Digital: um dos primeiros pontos de contato do cliente, o website precisava reunir não apenas o que a Aurora gostaria de falar, mas também o que o seu cliente gostaria de saber.
Pinto Bandeira: uma experiência intimista em uma localização ímpar, que recentemente conquistou a primeira Denominação de Origem de espumantes do Novo Mundo.
Aurora Cittá: um tour histórico que ocorre há dezenas de anos, e será reformulado. A nova experiência orquestrada em colaboração com o time Aurora traz uma nova jornada, modificações arquitetônicas, sinalizações e uniformes, com o intuito de mudar o impacto do tradicional para o inesquecível.
Veja como usamos o Design para transformar serviços, produtos e clientes.